[artigo atualizado 26/10/2017]

As relações entre empresas e pessoas baseiam-se não somente na troca de bens e serviços, mas sim no objetivo de satisfazer as necessidades do empresário e do cliente. É um jogo em que ambos ganham, o cliente sai satisfeito com o produto e o empresário se motiva trazer cada vez mais qualidade aos seus produtos. No mundo globalizado, a fidelidade do consumidor é a peça chave para o desenvolvimento da marca e oferta de produtos para os consumidores.

O relacionamento com o cliente é um dos fatores principais para o sucesso de uma empresa no segmento de mercado em que ela atua. Ainda assim, atrair o consumidor e fideliza-lo são tarefas que requerem certo empenho dos estabelecimentos, pois isso necessita de tempo e da repetição de experiências positivas com o negócio. Continue Lendo: Marca e Consumidor – Como criar vínculos emocionais.

Existem diversas maneiras nas quais o cliente pode ser fiel ao seu negócio, mas levamos em conta uma forma que é simples, porém desafiadora, que é o cartão de fidelidade impresso. Essa forma de fidelizar o cliente pode trazer alguns benefícios, porém, essa prática pode ser considerada um verdadeiro elefante branco no seu negócio.

Leia Mais: Fidelizar os clientes atuais ou atrair novos clientes? Qual o melhor investimento?

Afinal, o que é um “elefante branco”?

Na linguagem cultural, o elefante branco era um animal raríssimo na época monarca da Tailândia, e quem o achasse, deveria levar esse animal ao Rei por ser raro e sagrado. Normalmente o rei presenteava os seus cortesãos, e esse presente não podia ser negado.

Por ser um presente do Rei, manter o elefante gerava custos e horas de trabalho intermináveis, sem trazer nenhum retorno. Já imaginou você gastando horas de trabalho com algo que não proporcionasse maiores benefícios no futuro?

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Veremos abaixo porque o cartão de fidelidade de carimbos se assemelha tanto a essa história.

Papéis, papéis, e mais papéis!!!

Esse é um tópico muito especial, pois abrange duas ópticas: a do cliente e a do empreendimento. Você já parou para pensar se o seu supermercado favorito, a farmácia que você frequenta, o cinema, a padaria, e tantos outros estabelecimentos criassem cartões de fidelidade? Imaginou a quantidade de cartões que você terá que transportar em sua carteira?

Podemos também ressaltar os custos com a elaboração desses cartões e o tempo que é investido em registrar a venda no cartão do cliente. Além de uma prática que desperdiça certo tempo, é custosa e faz com que o produto encareça.

Leia também: Comparativo do FideliZi com softwares e aplicativos de fidelidade

Fidelidade plena? Não nesse caso

É uma prática comum clientes extraviarem ou não transportarem o cartão de fidelidade no momento da compra. Isso acontece pelo fato do cartão fidelidade possuir uso para aquele único estabelecimento, o que o torna irrelevante em certos casos. Nessa ocasião, não seria nada legal você negar uma promoção ao seu cliente que frequenta o seu estabelecimento, mesmo sabendo que ele poderia ter todo o direito de ser beneficiado com uma promoção.

Uma relação comercial não é fácil de se manter, afinal, o seu cliente está constantemente cercado pelos produtos das empresas concorrentes. Garantir que o produto da sua empresa é o que melhor atende as necessidades do seu público não é uma tarefa simples, por isso ter um diferencial diante do mercado é imprescindível para se manter uma boa relação cliente x empresa. Continue lendo o artigo:Como construir um relacionamento com os seus clientes?

Sabemos que o objetivo de um programa de fidelidade com clientes é fortalecer as relações entre ambos, e suas trocas de bens e serviços. No caso acima, é possível ter um programa de fidelidade pleno sem que haja imprevistos?

Leia o artigo: Como resolver o problema do balde furado no seu negócio?

Você conhece de fato o seu cliente?

O comportamento do cliente com relação aos seus gostos e preferências faz com que a relação entre ambos se torne mais prática para o negócio e seja prazerosa. Estudar a preferência do cliente é uma oportunidade para o empresário focar em melhores práticas de qualidade e expandir as forças do seu negócio, maximizando o seu produto.

E também, a experiência do cliente dentro do negócio vai definir a motivação que ele terá para sair de sua casa (ou do trajeto do trabalho até ela). Os obstáculos corriqueiros que a sociedade se acostumou a ultrapassar são quase intransponíveis para o consumidor atual, que tem opções na internet. Hoje pensamos duas vezes para trocar o clique em uma loja virtual pelo deslocamento até uma loja física. Tudo influencia na decisão: frio, calor, trânsito, vaga no estacionamento, acessibilidade, custos.

Como abordado anteriormente, conhecer as preferências do consumidor é uma das peças chave para o sucesso do negócio. Porém, é possível existir uma relação entre o comportamento do cliente e os cartões de fidelidades impressos? Não, pois com o cartão de carimbos, você não consegue levantar quais em quais dias que o cliente comprou no estabelecimento, a hora do dia que ele costuma frequentar, quanto costuma gastar por compra, entre outros casos.

Saiba mais: Por que engajar os clientes faz toda a diferença para seu negócio

Comunicação com o cliente

Fidelizar clientes exige muita dedicação para que ele se sinta em casa com todas as suas comodidades. Lembramos que você queira que o cliente faça parte da jornada do seu negócio, contando com ele na compra de seus produtos.

Programas de fidelidade são extremamente importantes para que o seu negócio consiga criar laços com clientes e atinja objetivos. Porém, no programa de fidelidade de cartões impressos existem desafios em criar uma comunicação direta com o cliente devido à dificuldade em obter seus dados pessoais.

Você consegue obter o e-mail do seu cliente para notificá-lo de promoções, ou parabenizá-lo pelo seu aniversário com uma cartela física? Propor promoções especiais para clientes que tenham fidelidade de longo prazo simplesmente carimbando o seu cartão físico? Apesar de possível exigirá um grande trabalho de tabulação manual e limitado a uma pequena parcela dos clientes (geralmente apenas aqueles que completarem o cartão).

Livre-se do elefante branco!

Se você deseja resolver as principais dificuldades impostas pelo cartão de fidelidade impresso, programas de fidelidade digital são a solução para o seu negócio. Proporciona comodidade através de um sistema amplo e moderno resultando na satisfação do cliente sem maiores preocupações.

Um programa de fidelidade que atua sem cartão pensa no consumidor de forma prática e inteligente. Portanto, livre-se dos cartões impressos agora mesmo!

SOBRE O FIDELIZI

O FideliZi é um sistema digital e bem completo que tem ajudado centenas de estabelecimentos em todo o Brasil, se destaca pelo uso de um tablet que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.

O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento. Ainda contempla, recursos de pesquisa, que permitem coletar informações valiosas sobre seus clientes, preferências, sugestões etc.

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