Blog

O que o cartão fidelidade de carimbo e o elefante branco tem em comum?

[artigo atualizado 26/10/2017]

As relações entre empresas e pessoas baseiam-se não somente na troca de bens e serviços, mas sim no objetivo de satisfazer as necessidades do empresário e do cliente. É um jogo em que ambos ganham, o cliente sai satisfeito com o produto e o empresário se motiva trazer cada vez mais qualidade aos seus produtos. No mundo globalizado, a fidelidade do consumidor é a peça chave para o desenvolvimento da marca e oferta de produtos para os consumidores.

O relacionamento com o cliente é um dos fatores principais para o sucesso de uma empresa no segmento de mercado em que ela atua. Ainda assim, atrair o consumidor e fideliza-lo são tarefas que requerem certo empenho dos estabelecimentos, pois isso necessita de tempo e da repetição de experiências positivas com o negócio. Continue Lendo: Marca e Consumidor – Como criar vínculos emocionais.

Existem diversas maneiras nas quais o cliente pode ser fiel ao seu negócio, mas levamos em conta uma forma que é simples, porém desafiadora, que é o cartão de fidelidade impresso. Essa forma de fidelizar o cliente pode trazer alguns benefícios, porém, essa prática pode ser considerada um verdadeiro elefante branco no seu negócio.

Leia Mais: Fidelizar os clientes atuais ou atrair novos clientes? Qual o melhor investimento?

Afinal, o que é um “elefante branco”?

Na linguagem cultural, o elefante branco era um animal raríssimo na época monarca da Tailândia, e quem o achasse, deveria levar esse animal ao Rei por ser raro e sagrado. Normalmente o rei presenteava os seus cortesãos, e esse presente não podia ser negado.

Por ser um presente do Rei, manter o elefante gerava custos e horas de trabalho intermináveis, sem trazer nenhum retorno. Já imaginou você gastando horas de trabalho com algo que não proporcionasse maiores benefícios no futuro?

Untitled design (25)

Veremos abaixo porque o cartão de fidelidade de carimbos se assemelha tanto a essa história.

Papéis, papéis, e mais papéis!!!

Esse é um tópico muito especial, pois abrange duas ópticas: a do cliente e a do empreendimento. Você já parou para pensar se o seu supermercado favorito, a farmácia que você frequenta, o cinema, a padaria, e tantos outros estabelecimentos criassem cartões de fidelidade? Imaginou a quantidade de cartões que você terá que transportar em sua carteira?

Podemos também ressaltar os custos com a elaboração desses cartões e o tempo que é investido em registrar a venda no cartão do cliente. Além de uma prática que desperdiça certo tempo, é custosa e faz com que o produto encareça.

Leia também: Comparativo do FideliZii com softwares e aplicativos de fidelidade

Fidelidade plena? Não nesse caso

É uma prática comum clientes extraviarem ou não transportarem o cartão de fidelidade no momento da compra. Isso acontece pelo fato do cartão fidelidade possuir uso para aquele único estabelecimento, o que o torna irrelevante em certos casos. Nessa ocasião, não seria nada legal você negar uma promoção ao seu cliente que frequenta o seu estabelecimento, mesmo sabendo que ele poderia ter todo o direito de ser beneficiado com uma promoção.

Uma relação comercial não é fácil de se manter, afinal, o seu cliente está constantemente cercado pelos produtos das empresas concorrentes. Garantir que o produto da sua empresa é o que melhor atende as necessidades do seu público não é uma tarefa simples, por isso ter um diferencial diante do mercado é imprescindível para se manter uma boa relação cliente x empresa. Continue lendo o artigo:Como construir um relacionamento com os seus clientes?

Sabemos que o objetivo de um programa de fidelidade com clientes é fortalecer as relações entre ambos, e suas trocas de bens e serviços. No caso acima, é possível ter um programa de fidelidade pleno sem que haja imprevistos?

Leia o artigo: Como resolver o problema do balde furado no seu negócio?

Você conhece de fato o seu cliente?

O comportamento do cliente com relação aos seus gostos e preferências faz com que a relação entre ambos se torne mais prática para o negócio e seja prazerosa. Estudar a preferência do cliente é uma oportunidade para o empresário focar em melhores práticas de qualidade e expandir as forças do seu negócio, maximizando o seu produto.

E também, a experiência do cliente dentro do negócio vai definir a motivação que ele terá para sair de sua casa (ou do trajeto do trabalho até ela). Os obstáculos corriqueiros que a sociedade se acostumou a ultrapassar são quase intransponíveis para o consumidor atual, que tem opções na internet. Hoje pensamos duas vezes para trocar o clique em uma loja virtual pelo deslocamento até uma loja física. Tudo influencia na decisão: frio, calor, trânsito, vaga no estacionamento, acessibilidade, custos.

Como abordado anteriormente, conhecer as preferências do consumidor é uma das peças chave para o sucesso do negócio. Porém, é possível existir uma relação entre o comportamento do cliente e os cartões de fidelidades impressos? Não, pois com o cartão de carimbos, você não consegue levantar quais em quais dias que o cliente comprou no estabelecimento, a hora do dia que ele costuma frequentar, quanto costuma gastar por compra, entre outros casos.

Saiba mais: Por que engajar os clientes faz toda a diferença para seu negócio

Comunicação com o cliente

Fidelizar clientes exige muita dedicação para que ele se sinta em casa com todas as suas comodidades. Lembramos que você queira que o cliente faça parte da jornada do seu negócio, contando com ele na compra de seus produtos.

Programas de fidelidade são extremamente importantes para que o seu negócio consiga criar laços com clientes e atinja objetivos. Porém, no programa de fidelidade de cartões impressos existem desafios em criar uma comunicação direta com o cliente devido à dificuldade em obter seus dados pessoais.

Você consegue obter o e-mail do seu cliente para notificá-lo de promoções, ou parabenizá-lo pelo seu aniversário com uma cartela física? Propor promoções especiais para clientes que tenham fidelidade de longo prazo simplesmente carimbando o seu cartão físico? Apesar de possível exigirá um grande trabalho de tabulação manual e limitado a uma pequena parcela dos clientes (geralmente apenas aqueles que completarem o cartão).

Livre-se do elefante branco!

Se você deseja resolver as principais dificuldades impostas pelo cartão de fidelidade impresso, programas de fidelidade digital são a solução para o seu negócio. Proporciona comodidade através de um sistema amplo e moderno resultando na satisfação do cliente sem maiores preocupações.

Um programa de fidelidade que atua sem cartão pensa no consumidor de forma prática e inteligente. Portanto, livre-se dos cartões impressos agora mesmo!

SOBRE O FIDELIZII

O FideliZii é um sistema digital e bem completo que tem ajudado centenas de estabelecimentos em todo o Brasil, se destaca pelo uso de um tablet que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.

O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento. Ainda contempla, recursos de pesquisa, que permitem coletar informações valiosas sobre seus clientes, preferências, sugestões etc.

Você gostou da nossa solução mas ainda tem dúvidas? Cadastre-se e veja nosso material!

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.