Conquistar a lealdade dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil, porém, implementar um programa de fidelidade pode ser a solução para se obter clientes fiéis, independente do segmento em que seu negócio atua.

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De qualquer modo é preciso saber que a criação de um programa de fidelização deve ser estudada para que haja sucesso nesta atividade. Mas afinal, como criar um programa de fidelidade eficiente? Veja a seguir 6 dicas sobre este tema:

1. Utilize o programa de fidelidade em sua estratégia de marketing

Criar um programa de fidelidade e esperar que os clientes venham até a sua empresa para fidelizá-los, pode ser um grande erro e pode comprometer o sucesso da ação. Desta forma, ao divulgar sua empresa com sua estratégia de marketing, recomenda-se divulgar também o seu programa de fidelidade para os clientes que passarão a conhecer suas promoções e os benefícios que eles terão ao se tornar um cliente fiel.

 

2. Tenha uma equipe dedicada à lealdade do cliente

Um programa de fidelidade de sucesso precisa de pessoas empenhadas e disponíveis para conquistar a lealdade dos clientes. Desta forma, independente do porte da sua empresa, é essencial que haja pessoas responsáveis e diretamente ligadas à criação, gerenciamento e demais processos que envolvam o programa.

3. Utilize recursos que realmente funcionam para seu público

Quando se pretende criar um programa de fidelidade, é preciso estar atento aos tipos de recursos que serão utilizados e se estes serão adequados conforme o segmento de sua empresa.

Em outras palavras, é preciso avaliar se o tradicional cartão de fidelidade realmente irá funcionar para sua empresa e quais são as opções de recursos que poderão inovar e trazer um diferencial para um programa de sucesso.

Uma excelente dica é optar por recursos digitais inovadores que promovam a interação e diversão dos consumidores. Deste modo, além de despertar maior interesse no público, é possível ganhar um diferencial competitivo para sua empresa.

4. Promova recompensas personalizadas

Outro fator relevante a ser notado na criação de um programa de fidelidade de sucesso, está em avaliar os tipos de programas de fidelidade existentes dentro do segmento em que se atua e observar o tipo de recompensa que é promovida aos clientes.

Nesta etapa é essencial fugir do senso comum e personalizar recompensas mais atraentes aos consumidores. Deste modo, é preciso compreender o seu público-alvo e conhecer suas maiores dificuldades, desafios e necessidades, oferecendo recompensas únicas que vão além de brindes grátis.

5. Mantenha o contato

Para o sucesso de um programa de fidelidade, além de sua boa execução com recompensas atrativas, é essencial manter o contato com os clientes, evitando que o programa caia em esquecimento e os consumidores sintam-se menos valorizados.

Portanto, a dica é: mantenha sempre o contato com seus consumidores. Neste caso é possível utilizar diversos recursos como e-mails, telefone, cartas comerciais, SMS e até mesmo redes sociais para manter ativa a relação empresa x consumidor.

6. Mensure e adapte

Um dos fatores-chave que pode ser considerado como um dos principais responsáveis por um programa de fidelidade de sucesso é a mensuração dos resultados bem como realizar adaptação quando necessário.

Observar o comportamento dos clientes e as necessidades do mercado, permite mensurar a efetividade do programa e realizar os ajustes necessários. Deste modo, não basta ter um programa de fidelidade e mantê-lo intacto por anos, sem acompanhar as tendências do mercado e saber se o cliente está satisfeito com o que lhe é apresentado.

 

Criar e manter um programa de fidelidade é um recurso relevante para quem pretende aumentar o faturamento e manter a constância das negociações mensais com clientes fiéis. De qualquer modo, um programa de fidelidade de sucesso deve ser sustentado pelos pilares do conhecimento do público-alvo, acompanhamento das tendências, exclusividade e comunicação constante com os consumidores.

Outro fator a ser avaliado, está na inovação dos recursos para a criação de programas eficientes. Deste modo, uma ótima opção é trocar os tradicionais cartões de fidelidade por recursos interativos que podem promover também a diversão dos consumidores e destacar a empresa perante a concorrência.

Gostou das dicas? E você, já possui um programa de fidelidade em sua empresa? Conheça o Fidelizii!

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