Saber onde se quer chegar é um fator essencial para alcançar o sucesso em qualquer tipo de negócio. Assim, estabelecer metas para uma empresa consiste em definir os norteadores do caminho a ser trilhado para o crescimento deste, além de contribuir para a liderança da equipe e motivá-la a realizar seu trabalho da melhor forma possível. Independente do tipo de meta, ou dos prazos definidos para que sejam realizados, seu estabelecimento contribui para o planejamento da organização, e para uma perspectiva realista do que vem sendo alcançado.

Untitled design (22)

Mas como definir metas que realmente contribuam para nortear o caminho em direção ao que se almeja para um empreendimento? Confira algumas dicas!

1. Analise a situação atual

Definir a situação atual da empresa é essencial para que sejam estabelecidos objetivos coerentes. Assim, é essencial que o empreendedor entenda a situação do seu índice de vendas, o posicionamento do seu negócio no mercado, e o potencial de crescimento que este apresenta. Uma visão geral clara de como a empresa vem caminhando é o primeiro passo para que sejam definidos objetivos alcançáveis, e aprimoradas as questões internas necessárias para tal.

2. Estabeleça objetivos mensuráveis e coerentes

Objetivos vagos como “crescer no mercado de atuação” devem ser descartados do planejamento: é essencial que as metas do empreendimento sejam baseadas em dados reais, e proponham objetivos mensuráveis a serem alcançados. Assim, com base na análise de mercado, e na situação do seu negócio, procure definir em números o crescimento que deseja alcançar, as metas que devem ser atingidas para tal, e o prazo para sua realização. É essencial que as metas estabelecidas sejam coerentes e possíveis de serem alcançadas, caso contrário, o planejamento perde o sentido, e acaba por desmotivar a equipe.

3. Incentive a participação da sua equipe

O empreendedor deve estar atento para definir o papel de cada membro da equipe ou departamento da empresa para que as metas propostas sejam atingidas. Para tal, é importante estar em contato direto com esta, e entender seus potenciais e limitações, bem como fazer com que se sinta parte do caminho que a empresa vem trilhando. A motivação da equipe é um fato essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos no planejamento, e pode ser incentivada de diversas formas. Procure oferecer recompensas pelos resultados alcançados, e apresente-os constantemente para a equipe: apresentar para os colaboradores onde a situação da empresa com relação às metas, e o quanto falta para alcançá-las é uma ótima forma de motivação.

4. Analise constantemente os resultados

O empreendedor não deve entender o planejamento estratégico da empresa como algo fixo e imutável. É essencial que a análise dos resultados obtidos seja realizada de forma constante, e o planejamento inicial revisado, realizando melhorias nos aspectos que apresentam falhas, e investindo ainda mais naqueles que trazem bons resultados. Procure, portanto, contabilizar os resultados do seu planejamento, e analisá-los de forma crítica.

 

Um bom planejamento e o estabelecimento assertivo de metas trazem diversos benefícios para os mais diversos tipos de negócio, contribuindo para a capacidade de gestão do empreendedor e incentivando o crescimento da empresa, independente do mercado em que se insere.

 

Como são estabelecidas as metas na sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

programa-de-fidelidade-para-pequenas-empresas

Comentários

comentários