O desenvolvimento da tecnologia e a popularização da internet e das redes sociais vêm fazendo com que os consumidores se tornem cada vez mais críticos quanto às suas escolhas de compra. Neste contexto, não basta simplesmente oferecer produtos de qualidade ou preços reduzidos, é preciso destacar-se em meio à enorme variedade de marcas e produtos disponíveis no mercado.

Assim, os programas de fidelização vêm ganhando espaço e se tornando uma das estratégias mais eficientes para a diferenciação de uma empresa. Seja qual for o mercado em que se insere, um programa de fidelidade bem estruturado pode trazer diversos benefícios ao estabelecimento: aumento das vendas, divulgação da marca, melhor relacionamento com o cliente. Mas por que? Quais comportamentos do cliente fidelizado proporcionam todas estas vantagens?

Entenda como se comporta um cliente fidelizado e por que um programa de fidelização pode ser um poderoso diferencial para a sua empresa:

1. Clientes fidelizados gastam mais

O aumento das vendas e da lucratividade é uma das principais vantagens que um bom programa de fidelização de clientes pode trazer para um estabelecimento.

Clientes fidelizados não só retornam com mais frequência para realizar novas compras, como costumam gastar mais. Isso porque um cliente fiel já possui uma experiência de compra com a sua empresa, fazendo com que seja mais receptivo a repeti-la. Além disso, são menos sensíveis às variações nos preços, ou seja, estão dispostos a pagar mais no seu produto por já conhecerem e se identificarem com a marca.

2. Clientes fidelizados divulgam o seu negócio

A divulgação boca a boca é ainda nos dias de hoje uma das formas mais eficientes de conquistar clientes para o seu estabelecimento. Ao ouvir de um amigo ou familiar sobre uma experiência positiva com determinada loja, um cliente potencial se torna muito mais suscetível a procurá-la para um produto ou serviço.

Clientes fidelizados realizam esta divulgação, transmitindo a ideia da sua marca a outras pessoas, atuando como catequizadores na captação de novos clientes. E o melhor: sem custos para a empresa. Sua divulgação está relacionada à credibilidade e a imagem positiva passada por um cliente fiel.

3. Clientes fidelizados oferecem excelente feedback

O feedback dos clientes é um dos melhores indicativos sobre como andam seus produtos e serviços, bem como sobre a qualidade do atendimento oferecido pela sua equipe de vendas. Pesquisas apontam, porém, que 95% dos clientes insatisfeitos com o seu estabelecimento não realizam reclamações, apenas não realizam novas compras.

Clientes fidelizados, por sua vez, costumam contribuir para o crescimento da empresa, apontando problemas e dando sugestões. A adoção de um programa de fidelização de clientes permite que a empresa mantenha uma base de dados sobre estes clientes e realize, de tempos em tempos, pesquisas de satisfação, de forma a identificar possíveis falhas e realizar as melhorias necessárias.

Além das vantagens que o comportamento de um cliente fidelizado traz para as empresas, é importante lembrar que possibilitam a esta diminuir os custos com publicidade e divulgação. Estima-se que conquistar novos consumidores significa um gasto de 5 a 7 vezes maior para a empresa do que manter um cliente fiel. A fidelização funciona, portanto, como um investimento da empresa, que tem seu retorno através do aumento das vendas e da lucratividade. Para tal, é importante que o programa seja bem estruturado e permita ao empreendedor acompanhar seus resultados.

O FideliZi é um sistema de fidelização de clientes utilizado pelos mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais como alternativa aos sistemas tradicionais e aos cartões fidelidade. Permite ao empreendedor automatizar processos do seu programa de fidelização e acompanhar de forma prática e eficaz os retornos que este oferece.

Sua empresa já tem um programa de fidelização de clientes? Conheça o FideliZi e entenda como esse sistema pode contribuir para a lucratividade do seu negócio!

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