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Custo de Aquisição por Cliente: o que é e como otimizá-lo com programa de fidelidade

Atrair e conquistar novos clientes é um dos principais objetivos das organizações, seja qual for o mercado no qual se inserem. É comum, portanto, que realizem pesados investimentos em marketing e comunicação, bem como em descontos, abatimentos e promoções, entre outras técnicas voltadas para a captação do cliente e o aumento da receita a curto prazo.

Neste contexto, o desconhecimento com relação às métricas e indicadores que permitem avaliar uma estratégia de marketing podem levar ao seu fracasso. Você sabe qual é o custo de aquisição por cliente da sua empresa? E quanto ela gasta para reter os já existentes? Entenda quanto custa atrair um novo cliente e por que é mais vantajoso investir na retenção e fidelização do seu público consumidor:

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é uma métrica extremamente importante para qualquer tipo de empresa, permitindo avaliar a efetividade de sua estratégia de marketing. É comum que as empresas acabem por gastar muito tempo, energia e recursos em iniciativas de marketing complexas e pouco assertivas, simplesmente por não avaliarem e monitorarem os resultados obtidos a partir delas.

O CAC consiste, de forma geral, no valor gasto por uma empresa em ações de marketing para conseguir atrair um cliente e realizar uma venda. O cálculo deste custo deve incluir todas as despesas envolvidas nas diferentes estratégias de divulgação adotadas: campanhas on e off-line, materiais publicitários, recursos humanos envolvidos, etc. Este valor é, então, dividido pelo número de clientes obtidos em um mesmo período determinado.

O que é um Custo de Aquisição por Cliente alto?

Vamos tomar como exemplo uma empresa que, ao longo do mês de setembro, gastou R$1.000,00 em ações de marketing e campanhas de divulgação. Através destas, a empresa conquistou 10 novos clientes, que compraram seus produtos ou serviços. O custo de aquisição de cada cliente foi, portanto, R$100,00 por cliente. O CAC deve ser considerado em conjunto com outras métricas, como forma de medir os retornos sobre os investimentos realizados.

Seria R$100,00 um custo alto de aquisição por cliente? A resposta a esta pergunta varia de empresa para empresa e depende principalmente do valor do ticket médio de cada um destes clientes.

Supondo que este valor seja de R$50,00, o gestor se encontra diante de um grave problema: seus custos de aquisição são muito elevados em comparação ao retorno trazido por cada cliente conquistado, ou seja, a empresa está tendo prejuízo com suas ações de marketing.

Daí a importância do monitoramento e avaliação constante do CAC: o índice e sua análise comparativa permitem obter informações sobre os investimentos realizados e desenvolver estratégias mais assertivas.

Conquistar novos clientes custa mais caro do que manter os antigos

Segundo Phillip Kotler, renomado teórico de marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Isso porque as técnicas de captação e atração de clientes acabam por promover um aumento da receita por curtos períodos de tempo: a maior parte da receita total de qualquer negócio é proveniente de seus clientes fiéis.

Percebendo esta tendência, cada vez mais empreendedores vêm investindo em estratégias de fidelização e retenção de clientes. Para tal, é fundamental não somente oferecer produtos e serviços de qualidade, mas também um atendimento de excelência e uma experiência de compra diferenciada.

Clientes fiéis, além de apresentarem maior ticket médio e frequência de compra, acabam por se tornar verdadeiros vendedores da sua marca, divulgando-a e compartilhando seus produtos e serviços com colegas, amigos e familiares, ou seja, contribuindo ainda mais para reduzir os investimentos em marketing.

Saiba como atrair novos consumidores através do nosso Guia do Dia do Cliente.

Fidelizar clientes é a melhor estratégia

Os programas de fidelização vêm se tornando cada vez mais comuns nos mais diferentes tipos de empreendimentos como recurso eficiente para fidelizar clientes.

O Fidelizi é um sistema inovador, que substitui os tradicionais cartões fidelidade, automatizando os processos e facilitando a vida do cliente. Oferece uma solução completa para a criação de um programa de fidelização, funcionando de forma prática, rápida e divertida no acesso ao sistema de pontos e às recompensar.

Conheça o Fidelizi e entenda como esta solução pode contribuir para a retenção de clientes na sua empresa e redução dos seus gastos de captação de novos consumidores!

E você, como avalia o quanto sua empresa gasta para atrair novos clientes? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários! 

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