O brinde é uma antiga e poderosa ferramenta de marketing, utilizada por empresas atuantes nos mais diversos setores como forma de encantar e conquistar a simpatia do cliente. Quando selecionado de forma a atender às necessidades do público-alvo de um estabelecimento e relacionar-se diretamente com a marca, faz com que o cliente se lembre desta e fixe uma ideia positiva sobre a empresa.

Brindes e recompensas são amplamente utilizados como parte de programas de fidelização de clientes com o objetivo de criar um elo afetivo e de gratidão com estes e incentivar seu retorno ao estabelecimento. Saiba mais sobre a importância destas pequenas recompensas e do reconhecimento ao cliente e entenda por que você também deveria dar brindes para os seus melhores clientes:

1. Custo-benefício

Muitos empreendedores entendem os brindes e recompensas oferecidos aos clientes como um gasto desnecessário para o estabelecimento. Tendo-se em mente, porém, que um cliente fiel tem mais chances de retornar a este e realizar novas compras e costuma gastar mais do que os novos clientes, as ações de fidelização apresentam, na verdade, excelente custo benefício para um negócio.

Além de mais baratas e efetivas do que promoções e descontos aleatórios, apresentam custo irrisório se comparado à margem de lucro que o cliente proporciona. Para tal, é importante que a escolha destas recompensas leve em consideração o orçamento destinado ao programa de fidelização e a capacidade financeira do estabelecimento de sustentar sua oferta.

2. Relacionamento com o cliente

O brinde caracteriza-se também por sua relação direta com as emoções do cliente: demonstra o reconhecimento e a gratidão da marca para com ele, transmite atenção e carinho e faz com que se sinta especial e valorizado. Estas emoções têm impacto direto em seu relacionamento com a marca, tornando-o mais suscetível a visitar novamente o estabelecimento e realizar novas compras.

3. Promoção da marca

A definição de brindes e recompensas que sejam realmente desejados e necessários aos clientes contribui para que estes sejam utilizados no seu dia a dia, promovendo na lembrança da marca e a agregando valor a este. A necessidade de uso que deve ser proporcionada ao se escolher um brinde adequado ao seu público consumidor, faz com que este seja utilizado por mais tempo, ou seja, sua marca passa mais tempo em contato com as pessoas. Além disso, estes mimos acabam por ser uma ótima forma de divulgação: amigos e familiares do seu cliente também verão este presente, passando a conhecer não somente a marca, mas a forma como se relaciona com seus clientes.

4. Programas de fidelização

Os brindes e recompensas são muito utilizados como parte de programas de fidelização de clientes, configurando uma excelente estratégia para estreitar o relacionamento da empresa com o cliente e criar laços com os consumidores.

O FideliZi é um sistema de fidelização de clientes que substitui os tradicionais cartões fidelidade, automatizando o processo de distribuição de brindes e auxiliando na gestão de estoque através de ferramentas e relatórios completos de distribuição. Conheça o FideliZi e entenda como nosso sistema pode contribuir para aumentar as vendas e garantir a fidelização de clientes no seu estabelecimento. 

E você, já conhecia a importância dos brindes e recompensas para os clientes? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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