Blog

Como construir um relacionamento com os seus clientes?

A maioria das empresas foca os seus investimentos diretamente na qualidade de seus produtos, o que é uma atitude muito coerente do ponto de vista comercial. Mas grande parte das empresas acabam não priorizando o seu relacionamento com os clientes, sendo que se não houver cliente, não há empresa.

Os resultados de um negócio dependem quase que exclusivamente de sua relação com os seus clientes, e uma boa estratégia de marketing de relacionamento precisa ser construída com muito cuidado e inúmeros detalhes precisam ser minuciosamente calculados.

Continue lendo para entender conceitos importantes para se construir um relacionamento com os seus clientes.

1. Invista em qualidade de atendimento

Como diz o velho ditado, “a primeira impressão é a que fica“. Certamente, o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa poderá determinar o futuro desta relação. É muito importante investir em um atendimento ao cliente com qualidade e consistência, pois o primeiro contato é capaz não somente de concretizar novas vendas, como também de fidelizar clientes.

2. Mantenha um relacionamento de respeito mútuo

Muitas empresas cometem o erro de após conquistar um cliente, não manterem um relacionamento de respeito, os deixando de lado para focar na prospecção de novos clientes.

O seu relacionamento com o cliente deve ser estável, constante e as suas necessidades jamais devem deixar de ser prioridade.

3. Confiança se conquista

A base de qualquer relacionamento, seja ele afetivo, familiar ou empresarial, é sem dúvidas a confiança. Mas confiança não é algo que pode ser negociado ou comprado, é preciso conquista-la.

Como se conquista confiança? Através de um relacionamento consistente no qual ambas as partes cumprem exatamente com o que dizem. Portanto, se você pretende construir um ótimo relacionamento com o seu cliente, lembre-se de que relacionamento e confiança estão interligados.

4. Ter um diferencial é imprescindível

Uma relação comercial não é fácil de se manter, afinal, o seu cliente está constantemente cercado pelos produtos das empresas concorrentes. Garantir que o produto da sua empresa é o que melhor atende as necessidades do seu público não é uma tarefa simples, por isso ter um diferencial diante do mercado é imprescindível para se manter uma boa relação cliente x empresa.

5. O feedback é essencial

feedback é um dos maiores indicadores de qualidade de uma empresa e ele pode ser a sua oportunidade de explorar um forte diferencial para o seu negócio. Muitas empresas “esquivam-se” do feedback por temer a opinião de clientes insatisfeitos, mas este é um grande equívoco, pois o feedback é essencial para o desenvolvimento e a construção de um negócio, ainda que ele seja negativo.

Lembre-se, um cliente é um potencial divulgador de sua marca. Ainda que o produto não tenha alcançado as suas expectativas, quando uma empresa é transparente e oferece um feedback de qualidade, certamente este cliente irá indicar a empresa para outras pessoas.

6. Ofereça promoções e ofertas irrecusáveis

Promoções são ótimas para se conquistar novos clientes, mas como todo relacionamento, não basta conquistar, também é necessário manter. Muitas empresas cometem o equívoco de após conquistar um bom relacionamento com o seus clientes, acreditarem não ser mais necessário oferecer vantagens e exclusividade.

Uma forma de manter a estabilidade do seu relacionamento com o cliente é continuar sempre oferecendo promoções e ofertas irrecusáveis, pois um cliente satisfeito jamais irá considerar a possibilidade de procurar a concorrência.

7. Saiba se comunicar com o seu cliente

A arte de saber se comunicar é uma dádiva, pois a comunicação não é definida por um padrão único. Ela varia de pessoa para pessoa mediante fatores internos e externos como: criação, cultura, contexto social, educação e comportamento. Saber se comunicar com cada cliente de forma única é muito importante para o negócio.

Muitas empresas focam em tentar transparecer profissionalismo de forma exacerbada e acabam utilizando linguagem demasiadamente técnica, mesmo quando lidam com clientes leigos. Além de correr o risco de demonstrar um certo tom de arrogância, se o cliente não entende o que você diz, o seu relacionamento com o cliente se torna muito vulnerável.

Quais estratégias a sua empresa tem utilizado para construir um bom relacionamento com os clientes? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.