O La Fraternité – Beer Shop é uma cervejaria que está localizada em São Paulo capital. É uma casa em Moema que deu origem a um negócio aberto por três amigos. Segundo os próprios donos, o La Fraternité “é um pedacinho de terra interiorano dentro da gigantesca São Paulo”

Conteúdo do Case

Sobre o La Fraternité

O Papel do FideliZi na Personalização de Clientes

Resultados em Números

O que a La Fraternité deixa de lição

Sobre o La Fraternité

O lugar foi pensado e projetado de forma muito aconchegante, te dando a sensação de que, ao chegar lá, você está em casa e já conhece todo mundo à sua volta.

Atuando há quase 7 anos, esse bar de cerveja em São Paulo ganhou um reconhecimento muito grande. Diversas pessoas vão ao local para desfrutar de um bom happy hour merecido após aquelas longas semanas de trabalho cansativas, ou para recarregar as energias, durante o fim de semana, para conseguir iniciar uma nova maratona de trabalho na segunda-feira com as melhores sensações e energias.

No estabelecimento você pode encontrar várias torneiras rotativas, regadas a diversos dos melhores chopes nacionais, além de oferecerem mais de 100 opções de rótulos nacionais nas geladeiras, suprindo qualquer demanda e qualquer gosto dos seus diversos clientes! Na frente, uma lousa mostra os chopes nacionais e importados do dia, convidando  todos que passarem por lá a sentar e escolher o seu preferido antes de dar continuidade ao seu dia ou voltar para casa. 

Para os criadores do La Fraternité, tudo isso é pensado com um único objetivo:  “fazer dessa imersão cultural, que é apreciar uma boa cerveja (e conhecer a sua história), uma experiência sensacional”, e eles estão conseguindo!

Além da cerveja, na unidade localizada em Moema, você pode apreciar os melhores Food Trucks da cidade, como Buzina, Bigorna e Butchers. Isso faz do bar um local perfeito tanto para amigos, como para encontros familiares, criando um ambiente ideal para conversar e descontrair um pouco, deixando de lado as tarefas e as pressões do dia a dia. 

O Papel do FideliZi na Personalização de Clientes 

Que muitas pessoas amam tomar uma boa cerveja em boa companhia não é novidade. Mas no La Fraternité a relação entre colaboradores e clientes é bem diferente. O intuito é, e sempre foi, criar uma relação de intimidade com seus clientes, tanto que o La Fraternité foi montado para ser um bar muito intimista, onde os donos e funcionários viram amigos dos clientes, gerando recorrência e uma experiência inesquecível para cada pessoa que senta lá para apreciar uma boa cerveja. 

Antes de chegarem ao FideliZi, os sócios já possuíam um sistema de fidelidade. Mas, com o tempo, o outro sistema acabou ficando um pouco instável e eles viram no FideliZi uma oportunidade de substituir, com excelência, o programa antigo. E eles estavam certos! Para um dos donos: “o programa sempre entregou muito mais do que a gente esperava.”

Hoje, com base no banco de dados e nas informações oferecidas pela plataforma do FideliZi, eles elaboram um sistema de bonificação muito bem calculado dentro do desconto que querem gerar e usam o dashboard e os dados para elaborar alguns projetos bem diferentes e interessantes para os seus clientes.

Dentre esses projetos, um deles é o Cartão Black, onde eles elencam os clientes que mais frequentam o bar (através da base de cadastros no FideliZi) e, no final do ano, eles fazem uma comanda especial com o nome desses clientes! Com isso, os clientes se animam e ficam competindo entre si para ver quem vai mais ao local. 

E, dentro desse projeto, uma experiência muito legal ficou marcada: em um dos anos, chegou um momento em que os 30 clientes que mais frequentavam o bar já estavam bem definidos, mas a ordem não, já que o primeiro e o segundo estavam muito próximos um do outro. Ao ficarem sabendo disso, os dois primeiros da lista combinaram entre eles para empatarem e os dois ocuparem a primeira posição. Para os sócios, isso representou muito bem o nível de importância que o sistema de fidelidade tem dentro do estabelecimento deles. 

Inclusive, um dado muito interessante percebido por eles é que os clientes amam juntar os pontos. A pontuação máxima do programa é dada quando o cliente visita 100 vezes o estabelecimento e pode retirar um barril de 20 litros de chopp, o qual a pessoa pode convidar amigos para consumir junto no local. Um de seus clientes chegou a acumular 4 barris! Ou seja, ele tinha visitado o estabelecimento quase 500 vezes! 

Além disso, eles usam os pilotos de email automático para aniversário, onde os clientes recebem um email com antecedência que contém uma promoção especial para aniversariantes. Usam também os pilotos de inatividade, que mandam mensagem após 60 e 120 dias de ausência do cliente, e o email de primeira vez, onde o cliente ganha algo na segunda visita. Para os donos,

Esses emails são fundamentais para fixar, gerar fidelidade e garantir uma segunda compra. 


Outro prêmio que os clientes que visitavam o local gostavam muito era a roleta de prêmios. O La Fraternité colocava prêmios como boné e copos e, de acordo com os donos, o pessoal adorava e comemorava muito quando saía um desses prêmios melhores (que eram difíceis de sair!).

 

Resultados em Números

O La Fraternité está no FideliZi desde Março de 2017 e possui um resultado muito bom! Grande parte desse resultado vem do fato de o ramo do estabelecimento ser muito propício ao uso de um programa de fidelidade, principalmente quando se trata de um bar que procura transformar os seus clientes em amigos, proporcionando um local agradável, aconchegante e que gere uma experiência única para que os visitantes sempre voltem! 

Hoje, o estabelecimento possui mais de 4.600 clientes cadastrados no seu programa de fidelidade! Estes foram responsáveis por uma receita de R$3.123.840 reais dentro da plataforma para o La Fraternité e 46.281 compras.

Além disso, o La Fraternité conseguiu recuperar mais de R$500.000 reais através do uso de pilotos automáticos e campanhas realizadas dentro do FideliZi!

Através dos dados de clientes perdidos, é possível verificar que não somente o La Fraternité conseguiu recuperar R$ 64.139,99 reais desses clientes, mas, também, fez com que esses clientes voltassem a frequentar o estabelecimento com mais frequência através das ações utilizadas, levando a uma receita total de R$1.298.879

Esses dados ressaltam a importância dos pilotos que eles usam para inatividade. Ações como essas são essenciais até mesmo para trazer a ativa clientes que já estavam sem visitar o estabelecimento a mais de 120 dias! 

Isso aconteceu também com os clientes em risco: 

Os pilotos de inatividade utilizados pelo estabelecimento recuperaram mais de R$ 170.000 reais de clientes que estavam em risco de serem perdidos e geraram uma receita total de R$ 427.319,66 apenas desses clientes!

Como resultado, o La Fraternité possui mais de 7% dos seus clientes fidelizados e eles são responsáveis por uma receita total de R$ 770.039,92 reais, o que representa aproximadamente 25% da receita total do negócio! 


O que o La Fraternité deixa de lição?

A história do uso do FideliZi pela La Fraternité mostra como criar um banco de dados dos seus clientes é importante para gerar não apenas retorno e fidelização dos clientes, mas, também, pensar em estratégias de personalização e criar programas como o Cartão Black, que foi desenvolvido pela marca e que gera muito engajamento entre os clientes.

Ou seja, o La Fraternité reforça a ideia de que fidelização não é apenas sobre gerar mais lucro para o negócio, mas, principalmente, é sobre dar aos seus melhores clientes a experiência personalizada e os prêmios que eles merecem receber por estarem sempre com você!

Ficou curioso para saber qual metodologia de pontos e prêmios o La Fraternité montou para encantar seus clientes? Você pode checar o Resumo do Programa de Fidelidade.  

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