Jaime Felicio da Silva é dono da Porto dos Grãos, uma loja de produtos naturas no município de Navegantes, em Santa Catarina, sul do Brasil. 

Jaime se formou em administração logo no comecinho dos anos 2000. Depois, levado pelas oportunidades da vida, Jaime entrou para a marinha e passou um bom tempo viajando e longe do mundo dos negócios. 

Após viver essa fase que, com certeza, proporcionou muitos aprendizados, Jaime voltou para a cidade e viu a oportunidade de abrir uma loja de produtos naturais completamente diferente das outras da região! 

Mas, quando a ideia entrou em jogo, um desafio surgiu: o mundo dos negócios estava completamente diferente de quando ele se formou e estudou sobre negócios! Afinal, sabemos que tudo acontece e muda de forma muito rápida no mundo, e é exatamente essa dinâmica que gera a necessidade dos negócios e donos estarem sempre inovando para se manter no mercado.

A vantagem é que, apesar de precisar voltar a estudar sobre negócios para ter um direcionamento maior, a família de Jaime já atuava nesse mundo por um bom tempo com os estabelecimentos também do ramo de produtos naturais, como o restaurante que possuem dentro do parque de diversões Beto Carrero World, em Santa Catarina, e que é um sucesso por lá! 

Porto dos Grãos 

A loja de produtos naturais, Porto dos Grãos, está localizada no centro de Navegantes, em uma região muito estratégica para atrair clientes e marcar presença! 

Inclusive, os números do estabelecimento já estão ressaltando isso com muita força!

Atuando há mais de 4 anos na cidade, a loja oferece uma diversidade enorme de produtos e foi pensada, justamente, para se diferenciar em relação às outras lojas do mesmo segmento na região!

Por lá, os clientes podem encontrar alimentos funcionais, low carb, produtos sem glúten e sem lactose, produtos vegetarianos, veganos e fitoterápicos! Desde drageados, óleos essenciais, mel, chás, massas integrais, farinhas e granéis por kilo, suplementos alimentares e até produtos como colágeno e biotina podem ser encontrados por lá, em um ambiente muito aconchegante e moderno. 

Nas redes sociais da Porto dos Grãos, é possível conferir posts com explicações sobre produtos, promoções, dicas e ideias de receitas saudáveis para os clientes saberem como utilizar o que estão comprando e enxergarem novas possibilidades de compras! 

Esse trabalho que alinha o mundo físico com o digital do Porto dos Grãos é o que vem garantindo o sucesso da loja na região. Hoje, dentro da FideliZi, Jaime já consegue perceber que o sucesso é ainda maior do que ele imaginava!

Banco de dados e diferenciação

Jaime chegou até a FideliZi através do Jonas do Viver de Produtos Naturais, que sempre indica a plataforma para os alunos que possui. 

Segundo o dono, ele já tinha visto várias vezes stories do Cléber falando sobre a FideliZi e sobre o quanto é uma plataforma interessante, principalmente para negócios do varejo, como as lojas de produtos naturais. No entanto, foi em uma live em conjunto com o CEO da FideliZi, Vitor Kosaka, que Jaime se convenceu a adotar o programa de fidelidade!

Após conversar com o Cléber, que o incentivou ainda mais, a Porto dos Grãos entrou na FideliZi em 26 de abril de 2021 e já está fazendo sucesso com os números que está registrando até o momento.

Jaime comentou que o seu principal foco é criar uma diferenciação em relação à concorrência, construir um banco de dados de clientes para trabalhar em cima e incentivar uma recorrência maior dos clientes que já possui.

A FideliZi serviu como uma luva, oferecendo todos esses recursos em apenas um produto. 

2.000 cadastros em 2 meses: resultados!

Os números foram surpreendentes até para Jaime! Em apenas dois meses de programa de fidelidade, Jaime investiu bastante em treinamentos para os funcionários sobre a plataforma e sobre como abordar os clientes, e está focando na construção da sua base sólida de dados dos seus clientes. 

Dessa forma, os esforços, até então, foram voltados para conseguir captar os dados do maior número possível de clientes que entram na loja e registrá-los no programa de fidelidade – e, mesmo assim, algumas pessoas ainda estão resistentes para ceder ao cadastro! Para conseguir engajar o time, as colaboradoras são comissionadas pelos cadastros como forma de incentivo para fazerem sempre mais!

Mas os resultados não mentem: em apenas pouco mais de dois meses, Jaime conseguiu cadastrar no seu banco de dados 2.022 clientes, mais de 1.000 por mês!

Esse foi um resultado que nem mesmo Jaime fazia ideia! Em 60 dias, pelo menos 2022 pessoas entraram na loja, excluindo o número de pessoas que não se cadastraram no programa de fidelidade!

Isso acontece por conta da excelente localização da loja no centro de Navegantes, onde o fluxo de pessoas é muito grande durante todo o dia e, também, é uma região onde pessoas das cidades vizinhas embarcam e desembarcam de ônibus. 

A cidade de Navegantes, como um todo, possui em torno de 83.000 habitantes, sendo que uma média de 20.000 pessoas moram no centro. Isso quer dizer que Jaime conseguiu registrar, em seu programa de fidelidade, cerca de 10% da área em que a loja está localizada! 

Além disso, em dois meses a loja registrou 3.253 compras advindas apenas desses clientes registrados no programa. Isso resulta em uma média de um pouco mais de 50 compras por dia no estabelecimento!


No total, a receita gerada registrada dentro da plataforma do FideliZi foi de quase R$ 140.000 reais!


E, mesmo com pouco tempo de programa de fidelidade, alguns clientes já conseguiram registrar pontos suficientes para resgatarem prêmios! Até então, quase 20 prêmios já foram resgatados pelos clientes cadastrados:

 E o retorno que Jaime já está tendo sobre esses resultados? Um retorno de quase 800% em cima do valor dos prêmios investidos!

Além disso, já é possível notar certo crescimento nos resultados na Porto dos Grãos. Se compararmos os meses de junho e julho, mesmo sem julho ter terminado, os resultados mensais já são melhores do que o mesmo período do mês anterior!

Como é possível observar, Jaime está conseguindo não apenas superar a meta estabelecida para cada mês, mas, também, ter um aumento interessante de compras quando comparamos o volume de compras de um dia com o mesmo dia do mês anterior!

Isso também já reflete no seu faturamento: Por consequência do aumento de compras diárias, Jaime está conseguindo faturar mais por dia do que já faturava!

O mais interessante de todo o processo até o momento, é que, com a plataforma do FideliZi, Jaime conseguiu identificar pontos que nunca tinha observado antes, como a quantidade de clientes que passam pela loja todos os dias!

As expectativas para o futuro

Agora, no começo do seu processo, Jaime ainda está focado em montar o banco de dados dos seus clientes e conseguir o máximo de cadastros possíveis para, então, analisar todos os dados que possui e montar a sua estratégia. 

Essa mentalidade e todo o esforço empregado na captação de dados ressalta uma questão muito importante para qualquer negócio: você precisa conseguir engajar o seu time para ter resultados. Um time que é treinado e engajado consegue bater as metas, gerar resultados reais e superar expectativas, e a Porto dos Grãos é um ótimo exemplo disso! No fim, os resultados sempre estão diretamente relacionados com o esforço que os donos e os colaboradores estão empregando para que dê certo.

Para o futuro, o intuito é utilizar a plataforma da FideliZi e todos os dados que ela dispõe como uma base para estruturar as estratégias de fidelização de clientes da loja.

Os insights, para ele, são muito interessantes, e ele olha todos os dias os dados e informações que o painel dispõe para conseguir compreender, cada vez mais, como usar tudo isso ao seu favor! 

A Porto dos Grãos é um dos únicos estabelecimentos que possui o programa de fidelidade da FideliZi na cidade de Navegantes, e Jaime viu outra oportunidade com isso também! Ele tem a intenção de levar e mostrar aos demais empreendedores da cidade o que eles também podem ganhar com o programa de fidelidade da FideliZi e o quão interessante pode ser para o negócio deles! 

Temos certeza que Jaime, com seu empenho e dedicação, conseguirá chegar muito longe e nos surpreender cada vez mais com seus resultados da Porto dos Grãos. Afinal, uma das características de um bom empreendedor é saber espalhar e compartilhar o conhecimento que possui para ajudar pessoas que também estão nessa jornada.

Quer conhecer o Resumo do Programa de Fidelidade da Porto dos Grãos? Clique aqui!

Quer conhecer outras histórias de sucesso como a de Jaime? Visite o nosso blog!

Comentários

comentários